Apesar de não ser um procedimento obrigatório, registrar nome de empresa é a única forma de garantir que o seu negócio esteja legalmente protegido de plágios. Então, esse é um procedimento muito importante para a exclusividade, certo?
Para te ajudar, nesse texto trazemos algumas dicas sobre o registro de nome de empresa. Nosso foco é que você evite problemas com erros no preenchimento de documentos, pagamento de valores indevidos, bem como, retrabalho e perda de tempo.
Então, indicamos a seguir o que fazer para ter sua empresa com nome registrado sem dor de cabeça.
1– Procure ajuda especializada
Tudo que se refere a marcas e patentes, assim como os devidos registros e documentações para registrar nome de empresa, envolve muita burocracia no INPI. Além disso, é preciso pagar taxas e perder tempo acompanhando todos os processos.
Então, procurar ajuda profissional especializada em propriedade intelectual é a melhor escolha! Com um serviço adequado, você se livra de preocupações, já que especialistas irão fazer todo o trabalho por você.
2– Encare o custo como investimento
Claro que a contratação de uma empresa de consultoria/assessoria em registro de marcas e patentes tem um custo. Porém, você deve entender que esse é, na realidade, um ótimo investimento.
A competência de profissionais experientes faz com que seu processo para registrar nome de empresa seja muito mais rápido, menos trabalhoso e seguro. Evitando erros com documentação e pagamento das taxas.
3– Acompanhe e controle o trabalho
Para ficar ao par de tudo, acompanhe o trabalho da equipe e, se preciso, cobre resultados. Quando existem profissionais competentes atuando, isso é praticamente desnecessário, mas é seu direito acompanhar e ter um status do processo.
Portanto, confira sempre que quiser, como anda sua requisição e se existe algum problema com o seu registro no INPI.
4– Tire suas dúvidas sempre que precisar
Uma grande vantagem de ter um consultor a sua disposição é poder tirar suas dúvidas sempre que tiver essa necessidade.
Pergunte o que quiser sobre o processo e aproveite o serviço para entender quais são os próximos passos depois do registro do nome da empresa ser deferido.
5– Atenda às solicitações do profissional
Alguns documentos referentes à sua empresa podem ser solicitados ao longo do processo. Além disso, há um prazo de 60 dias para que terceiros se manifestem contra o seu pedido e você também pode contestá-los nesse período.
Outro ponto de atenção é que, além das taxas no início do processo e na conclusão do registro do nome da empresa, existe a possibilidade de outras cobranças.
Por isso, seu consultor pode te acionar para o fornecimento de documentos ou para outros pagamentos junto ao INPI. Então, não deixe de atendê-lo, o mais rápido possível.
6– Aproveite para planejar suas atividades
Agora, já que economizou tempo que seria perdido para lidar com burocracias do registro do nome da empresa, aproveite para cuidar de questões estratégicas de seu negócio.
Use seu tempo livre para planejar, buscar fornecedores, criar sua linha de produtos e serviços, precificação, divulgação, etc. É fundamental um bom planejamento prévio para que sua empresa possa crescer e se manter competitiva no mercado.
Conte com a São Paulo Marcas e Patentes para registrar nome de empresa
A São Paulo Marcas e Patentes é lugar certo para você registrar nome de empresa. Nosso time de profissionais é habilitado pela OAB e pelo INPI, proporcionando a maior segurança nas suas demandas.
Somos especializados em tudo o que envolve propriedade intelectual e industrial no Brasil e no exterior. Portanto, você pode contar conosco para assessorá-lo nas questões de marcas, registros, patentes, direitos autorais e assuntos relacionados.
Consulte-nos e saiba mais sobre nossos serviços!