O que é classe no registro de marca? Saiba como identificar

  1. classe no registro de marca

A maioria das pessoas não sabe o que é classe no registro de marca. Conhecer essas informações vai te ajudar no processo de registro da sua marca, tanto durante a análise quanto depois do deferimento.

Isso porque caso a classe no registro de marca esteja errada ou não seja informada na solicitação o processo será negado. Assim, é necessário informar todos os detalhes no momento do pedido de patente para conseguir o deferimento.

Além disso, garantindo que seu registro de marca está relacionado a todas as classes importantes para o seu negócio, vai impedir que concorrentes utilizem o mesmo nome.

Aprenda agora como identificar a classe no registro de marca. Bem como, como definir as categorias em que sua empresa será inserida.

O que é classe no registro de marca

A classe no registro de marca é a identificação de qual o nicho que sua empresa atua. Ou seja, qual a categoria em que deseja ser registrada para assim evitar concorrentes diretos com nomes iguais ou parecidos.

Por isso, a classe no INPI é um dos pontos mais importantes na hora de solicitar um registro de marca. Através dela você define em quais das 45 classes existentes sua empresa tem relação.

Essas classes são divididas em dois grupos:

  • Do número 1 até o número 34 são classes referentes a produtos.
  • A partir do número 35 até o número 45 são referentes a serviços.

Além dessas listas ainda existem listas auxiliares, que englobam mais produtos e serviços que estão listados nos registros principais.

As classes no registro de marca também são utilizadas pela convenção internacional de patentes, conhecida como Nice. Com ela você também garante que o nome e as classes da empresa sejam respeitados mesmo fora do Brasil.

Como identificar a classe no registro de marca

Se você vai realizar o seu pedido e deseja escolher sua classe e registro de marca, então é necessário seguir um passo a passo.

Comece analisando cada uma das classes do INPI para ver em quais a sua empresa pode ser inserida.

Depois faça uma busca para saber se não existem outras marcas já registradas com o mesmo nome dentro das mesmas classes. Isso vai te ajudar a evitar gastos de dinheiro e tempo com pedidos que serão negados.

Contrate um especialista para definir a classe no registro de marca

A melhor maneira de garantir que a classe no registro de marca está correta e que não há erros no processo é através da ajuda de um especialista. O profissional vai te orientar em todos os detalhes do pedido e auxiliar na definição das classes.

Por ter conhecimento e prática no setor, o especialista sabe como agir em cada etapa do processo. Ele também pode realizar a pesquisa com muito mais facilidade e agilidade. Optar por um profissional vai simplificar seu registro de marca e trazer mais segurança.

A São Paulo Marcas e Patentes é especialista na definição de classe no registro de marca e tudo relacionado ao tema.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os serviços oferecidos.

 

Posted in:
About the Author

Rubens Cleison Baptista

Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.