A falta de registro de marca pode gerar problemas muito sérios para as empresas e, por isso, é tão importante realizar o processo, o quanto antes.
Ter a marca registrada corretamente evita plágio e garante seu espaço no mercado. Além disso, impede a concorrência desleal e ainda proporciona respaldo legal.
Para te mostrar o quanto a falta de registro pode causar problemas, separamos 6 empresas que perderam sua marca por não realizar o registro corretamente.
Confira alguns casos famosos de empresas que perderam sua marca por falta de registro
Gurgel Motores
A Gurgel Motores foi uma grande marca de produção de carros nacionais. Ela revolucionou o mercado automobilístico no país e inclusive criou tecnologias, como torktube e plastiver.
Em 1994, a empresa decretou falência e seu registro de marca não foi renovado. Assim, em 2004 o nome ficou disponível.
Natiruts
A banda Natiruts começou a carreira com um nome um pouco diferente, mas teve problemas de registro. Inicialmente o nome era Nativus, inclusive esse foi o nome usado no primeiro disco da banda.
Porém, por falta de registro, eles descobriram depois da fama que o nome já era usado por outra empresa brasileira. Assim, precisaram mudar o nome e lidar com a perda da identidade.
Speedo Brasil
A Speedo Brasil era uma marca licenciada no Brasil para comercializar produtos da Speedo internacional. Após o encerramento da licença, a empresa brasileira continuou a usar o mesmo nome.
Então a Speedo internacional precisou iniciar um processo para impedir o uso do nome. Eles quase perderam o direito da marca por falta de registro no país, mas conseguiram provar que a marca nacional estava agindo de má fé.
Habib’s Argentina
A marca Habib’s é reconhecida mundialmente, ainda assim ela não registrou sua marca em todos os países.
Na Argentina, por exemplo, a falta de registro fez com que a franquia tivesse dificuldades. Isso porque já havia outra empresa usando nome de Habib’s no país.
Casa do pão de queijo
A Casa do pão de queijo também teve problema com falta de registro, porém não foi com sua marca. Na verdade, o problema foi com o uso de termos parecidos que induziam ao erro.
Normalmente, quando uma empresa registra sua marca, ela também registra alguns termos parecidos para evitar a confusão.
No caso da Casa do pão de queijo foi feito o registro apenas do nome da empresa. Assim, começaram a surgir concorrentes com nomes parecidos.
Coco Bambu
A rede de restaurantes nacionalmente conhecida e com muita força no nordeste brasileiro também teve problema com registro de marca.
No caso em especifico o problema foi relacionado ao domínio do site. Ou seja, o nome coco bambu.com não foi comprado e aí outra pessoa registrou o domínio.
Para ter acesso ao nome, a empresa precisou pagar um valor alto.
Como realizar registro de marca
Para realizar o registro de marca é necessário antes pesquisar para garantir que não tenham outras empresas já registradas com o mesmo nome. Normalmente a limitação de nome fica restrita a um determinado nicho, porém o dono da marca pode solicitar a exclusividade do nome em mais de um setor.
Depois dessa pesquisa, você vai precisar juntar toda a documentação que comprova a sua criação do nome. O próximo passo é iniciar o pedido de registro de marca junto ao INPI, que é o órgão responsável.
O processo demora algum tempo para que toda a documentação seja analisada. Durante esse período é importante sempre ficar atento para possíveis solicitações de novos documentos.
Por ser um processo trabalhoso, o ideal é contratar um profissional especializado para acompanhar todas as etapas. Assim, o tempo de espera é muito menor e as chances de conseguir o deferimento são maiores.
A São Paulo Marcas e Patentes é uma empresa especializada no processo de registro de marcas que oferece o melhor serviço do mercado.