Você já parou para pensar como seria se qualquer um pudesse usar a logomarca da Coca-Cola indiscriminadamente em seus negócios? No entanto, você já deve ter tido a oportunidade de ver a marca de refrigerante em artigos de moda. Isso só é possível porque a Coca-Cola possui o registro de logomarca, o que lhe permite licenciá-la para empresas de outros segmentos.
Nem é preciso refletirmos muito para compreendermos a importância do registro de logomarca, correto? Além de proteger sua propriedade, você ainda pode faturar alto licenciando a mesma, caso ela ganhe reputação e notoriedade, para empresas de outros segmentos. Além da Coca-Cola, podemos citar casos de empresas como Diesel, Pierre Cardin e muitas outras, que faturam alto com esse tipo de negócio.
É claro que o principal do registro de logomarca é você proteger uma propriedade de sua empresa. Uma vez registrada, você terá a garantia de que nenhuma outra empresa poderá se apropriar dela, acarretando uma longa e onerosa batalha judicial, da qual você ainda pode sair derrotado por não ter tido o cuidado de simplesmente registrá-la.
A possibilidade de licenciá-la para empresas de outro segmento é só um passo à frente, uma oportunidade a mais de lucro, que pode ser uma galinha dos ovos de ouro. Imagine só você conseguir criar uma marca famosa e alguém resolver criar uma linha de produtos com ela, sem que você tenha que fazer qualquer outro esforço que não seja o de contar o dinheiro.
Sobre a importância das propriedades de marca
Mas você tem que ter registrado antes a sua logomarca, que nada mais é que um misto de representação gráfica e nome de sua empresa, uma propriedade que precisa ser levada muito à sério e cuja criação deve ser confiada a um design, profissional que possui a técnica adequada para fazê-la de modo que represente os valores, o estilo e a proposta de valor de sua marca.
A logomarca é uma propriedade e, como tal, deve estar registrada junto ao INPI, assim como o nome de sua empresa. Assim, você poderá usufruir da mesma com toda segurança jurídica. O registro vale por dez anos, mas pode ser renovado indefinidamente.
Por isso, é fundamental que você conte com assessoria profissional em registro de marcas, para manter-se à salvo de qualquer investida oportunista de terceiros. Afinal, construir uma marca forte demanda investimentos e muita técnica de marketing. Não há qualquer sentido em você não protegê-la e correr o risco de perdê-la para terceiros.
Como fazer o registro de logomarca?
O registro de logomarca garante a propriedade e exclusividade sobre a mesma, elevando-a à condição de ativo, cujo valor cresce na medida em que ela ganha reputação.
A forma de fazer o registro de logomarca de forma rápida e segura é recorrer aos serviços de uma empresa especializada no registro de marcas e patentes. Assim, você não precisa se preocupar com questões técnicas que gerariam uma demanda de trabalho e atenção desnecessários.
Consulte a São Paulo Marcas e Patentes e tenha mais tranquilidade na condição de seu registro de logomarca!