O direito de marca é um passo muito importante para quem abre uma empresa. Por isso, o ideal é que o processo seja iniciado assim que o nome é definido e a empresa é registrada.
Porém, a solicitação de direito de uma marca não é exclusiva para novos empreendimentos. Ou seja, empresas já existentes, independente do tempo de funcionamento, podem realizar a solicitação.
A única diferença é que, depois de anos usando um nome, você pode se surpreender por descobrir que alguém já registrou essa marca. A partir deste momento, será necessário criar um novo nome para realizar o registro.
Realizar o pedido de direito de marcas, através do devido registro, é essencial. Conheça alguns motivos para realizar esse processo o quanto antes.
Exclusividade no uso da marca
Depois de conseguir o direito de marca, somente sua empresa poderá utilizar aquele nome e também variações que sejam muito semelhantes. Ou seja, não será permitido criar nenhum nome que gere confusão com o da sua empresa.
As regras para registrar um nome parecido com outro já existente são muito rigorosas e ajudam quem realizou o registro primeiro. Essa é a melhor maneira de garantir o crescimento da marca sem sofrer com roubo de nome ou de imagem.
Aumenta o reconhecimento da marca
Outra questão importante no direito de marcas é registrar logo, combinação de cores e tudo mais que faz parte da identidade da empresa. Assim, nem mesmo criações parecidas que induzam ao erro poderão ser utilizadas pelos concorrentes.
Essa individualidade aumenta significativamente o reconhecimento da marca e ajuda no crescimento da empresa. Sempre que a logo e as cores da sua empresa forem vistas, um cliente vai lembrar.
O reconhecimento instantâneo é um grande diferencial para as vendas, atração de novos clientes e fidelização.
Poder de venda da marca
Claro que ninguém cria uma marca pensando em vendê-la, mas isso pode acontecer, e o direito de sua marca vai aumentar o seu ganho. O motivo é simples, quando uma empresa é vendida o comércio pode ser da marca ou da estrutura física.
Normalmente o comprador prefere comprar tanto a estrutura física quanto a marca, que já possui um nome no mercado. Ter o direito de marca valoriza a negociação, pois é algo que identifica a empresa e a destaca entre os concorrentes.
Indenização por uso indevido
Como falamos, quando uma empresa possui o direito de marca, nenhuma outra pode utilizar o nome propriamente dito ou variações muito parecidas. Ainda assim, não é raro encontrar casos de cópias de nome e de imagem de uma marca.
Nestes casos, é passível ao dono da marca entrar com uma ação contra a pessoa responsável pela cópia. Bem como, solicitar o cancelamento do uso do nome e até pagamento de indenização.
Como solicitar o direito de marca
Solicitar o direito de marcas exige o envio de uma série de documentos, comprovantes e uma espera pela análise do processo. Além disso, podem ser exigidos alguns documentos extras e com prazo curto para sua entrega.
Assim, a melhor alternativa para solicitar o direito de marca de maneira simples e sem grande preocupação é contratar profissionais.
A São Paulo Marcas e Patentes é uma empresa especializada que vai te ajudar em todo o processo.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre registro de marca e outros serviços oferecidos.