Licenciamento de marca: saiba como gerar receita com a sua

  1. licenciamento de marca

O licenciamento de marca é uma alternativa para quem deseja gerar receita com a sua propriedade intelectual. Esse tipo de estratégia permite que a empresa conceda o direito de uso de uma logo, produto, marca ou patente.

Todo o processo é legal e pode ser vantajoso para ambos quando bem executado. O licenciamento de uma marca acontece quando uma empresa proprietária permite que outra empresa use seu registro de marca em situações pré-estabelecidas.

Isso é feito em troca de royalties com valores definidos ou porcentagem sobre os ganhos com o licenciamento. Os detalhes de cada contrato são definidos entre as partes e devem ser registrados legalmente.

Benefícios do licenciamento de marca

Fortalecimento da marca

Quando sua marca é relacionada a produtos e empresas de credibilidade, ela também ganha mais força no mercado.

Menores custos e riscos

O licenciado, ou seja, quem recebe o direito de uso da marca, é quem assume os custos e os riscos que esse negócio pode gerar.

Aumento da receita

O licenciamento da marca se torna mais uma fonte de renda para a empresa. E o melhor: não exige novos investimentos.

Mais visibilidade

A presença da marca que faz o licenciamento é muito maior, assim como sua visibilidade em diferentes mercados e segmentos.

Tipos de acordo com licenciamento de marca

Basicamente, existem 4 tipos de licenciamento de marca. Cada um deles possui suas particularidades que garantem às partes o sucesso da parceria.

Licenciamento Exclusivo

O licenciamento exclusivo é quando o licenciador permite que o licenciado tenha total direito de explorar a marca ou produto em determinado segmento. Nesta modalidade nem mesmo o dono pode usá-la no mesmo contexto.

Licenciamento não exclusivo

É quando o licenciante permite que mais de um licenciado use a marca. Isso não quer dizer que qualquer pessoa possa usar a marca. Pelo contrário, todos os licenciados precisam ter a liberação legal.

Licenciamento total

Nesta modalidade o licenciado recebe o direito de usufruir da marca como se fosse dono dela. Porém, os limites desse uso total serão definidos entre o licenciante e o licenciado.

Licenciamento parcial

Neste tipo de licenciamento de marca, o licenciado tem o direito apenas sobre parte da patente ou ainda em mercado e segmento pré-definidos.

Como realizar o licenciamento de marca

O primeiro passo para iniciar o licenciamento de uma marca é realizar o registro junto ao órgão responsável, o INPI. Para isso, entre em contato com a instituição, envie toda a documentação solicitada e aguarde o prazo de análise.

Depois desse prazo, caso seu pedido seja aceito, você poderá iniciar o processo de licenciamento.

É necessário ter alguns cuidados no processo, como, por exemplo, escolher com cuidado os licenciados da sua marca. Pesquise sobre a experiência de mercado, credibilidade, confiabilidade e valores.

Também é preciso estabelecer o tipo de licenciamento da marca, o segmento de atuação e tempo de duração do contrato. Tudo isso vai evitar que você tenha problemas ao longo da parceria.

Para evitar problemas em qualquer uma dessas etapas, é recomendado procurar ajuda profissional. Um especialista vai te auxiliar em todo o processo e garantir a segurança no licenciamento de marca.

A São Paulo Marcas e Patentes possui anos de experiência neste mercado e é a opção perfeita para auxiliar no seu processo.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre esse e outros serviços oferecidos.

 

Posted in:
About the Author

Rubens Cleison Baptista

Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.