A procura pela proteção de invenções, marcas, softwares, desenhos industriais, assim como a busca por como registrar nome de empresa é grande no país. Isso demonstra a importância do registro de marcas e patentes. Afinal, ninguém quer correr riscos desnecessários.
Ao registrar uma marca, você garante a exclusividade sobre o nome ou logotipo que identifique um produto ou serviço e, assim, evita conflitos jurídicos.
Pessoa física pode registrar marca
Ter uma empresa legalmente constituída não é condição obrigatória para a obtenção do registro de marcas. Pessoas físicas ou jurídicas podem fazer o requerimento, portanto para registrar uma marca não é preciso ter CNPJ.
Para registrar uma marca em seu nome, ou seja, como pessoa física, não de empresa, a lei exige que se comprove que exista o exercício de atividade compatível com aquela atividade que será identificada com sua marca.
Existem duas possibilidades de conseguir a comprovação de atividade, sendo pessoa física:
- A primeira é de forma documental, ou seja, você irá fornecer os documentos para registro de marcas. Isso, normalmente, se dá com autônomos que não são filiados a qualquer Associação de Classe;
- A segunda forma é quando você é filiado a uma instituição ou órgão de classe que reúne pessoas que exercem as mesmas atividades profissionais relacionadas à marca que será registrada. Dessa forma, fica fácil demonstrar sua legitimidade para solicitar o registro em seu nome.
Dessa forma, fica fácil demonstrar sua legitimidade para solicitar o registro em seu nome.
Saiba mais sobre como registrar nome da empresa, clicando aqui.