Patentear Produto: Uma importante decisão de marketing

Patentear Produto e Processos Produtivos é uma importante decisão de marketing. A concessão de uma Patente cria um monopólio legal que oscila entre 15 e 20 anos de sua solicitação.

O benefício de Patentear Produto e Processos Produtivos é principalmente sentido quando o monopólio se extingue, pois se vê o perfeito posicionamento de uma empresa ou produto na mente do consumidor, uma vez que somada a vantagem de ter sido o único por muito tempo verifica-se que a marca se tornou “top of mind” ou a primeira de sua categoria na mente do mercado. Exemplo: “Xerox” ou “Viagra”.

É importante que a Patente seja sempre aliada a um Registro de Marca, providência que muitos equivocadamente tratam por Patentear Marcas, pois, de nada servirá a criação de um monopólio gerador de Marcas Famosas e Eficazes se elas também não estiverem protegidas.

Importante ainda lembrar das Patentes Verdes, criadas para incentivar a pesquisa de Tecnologias Verdes, e que são concedidas muito rapidamente pelo INPIInstituto Nacional da Propriedade Industrial.

As Patentes Verdes além das vantagens já citadas, também apresentam um enorme apelo comercial, pois é notória a fidelização dos consumidores às marcas interessadas pela preservação do planeta.

Por isso, Patentear Produto e Processos Produtivos e Registrar Marca são decisões estratégicas importantes, indispensáveis àqueles que buscam o posicionamento e o sucesso de seu empreendimento.

Rubens_Cleison_Baptista

Rubens Baptista

Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.

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Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.

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