Patentes de invenção: como proteger e alavancar seu negócio

  1. patentes de invenção

As patentes de invenção são uma parte muito importante do processo de criação e divulgação de novos produtos. Por isso, é indispensável entender mais sobre o assunto para proteger sua empresa e alavancar seu negócio.

Existem diversos tipos de patentes, cada uma é destinada a um tipo de criação. Assim, temos patente por criações artísticas, desenvolvimento de funcionalidades para produtos já existentes, registros de marcas e patentes.

O depósito de patente de invenção é usado quando há uma solução totalmente nova para determinado problema. Ou seja, as patentes de invenção devem ser inovadoras e não podem ser melhorias de algo já existente.

Ela ainda deve seguir algumas regras, como, por exemplo: ser uma atividade inventiva, ser uma novidade no mercado, e ter a possibilidade de ser produzida em grande escala.

Saiba mais sobre essas patentes e como elas podem ser úteis para a sua empresa.

Vantagens do depósito de patentes de invenção

Se você tem uma criação que se enquadra nas informações acima, então é necessário realizar o depósito de patente de invenção, o quanto antes. Esse processo nada mais é do que iniciar a solicitação de reconhecimento da patente.

Investir na obtenção da patente de invenção vai te dar a exclusividade na produção e uso da invenção. Ou seja, ele garante que qualquer outra pessoa use a sua ideia sem a sua permissão.

Além disso, as patentes protegem a sua empresa contra falsificações e permite que empresas produtoras de cópias ilegais sejam processadas.

Mais uma vantagem do depósito de patente de invenção é aumentar o valor da sua criação e garantir mais visibilidade para sua marca.

Como fazer o depósito de patente de invenção

Após conhecer as vantagens das patentes de invenção, você precisa conhecer os detalhes de como realizar o pedido de patente.

O primeiro passo é pesquisar se já existem patentes registradas com ideias parecidas com a sua. Isso vai garantir que sua solicitação não seja negada.

Depois é necessário juntar toda a documentação que comprova sua criação e enviá-la para o instituto de patentes. Após essa etapa, você vai pagar uma taxa e aguardar até que sua análise seja concluída.

Durante o período de análise, o instituto pode solicitar o envio de alguns documentos complementares. Então, é importante sempre acompanhar o processo para não perder os prazos.

Todo esse processo pode ser complicado para quem não possui conhecimento na área de patentes. Inclusive para iniciar o processo e definir em qual categoria de patente a sua criação se enquadra.

Por isso, o mais recomendado é contratar o serviço de uma equipe especializada, que vai te ajudar em cada detalhe do processo.

A São Paulo Marcas e Patentes é uma empresa com vasta experiência em patentes de invenção. Assim, é a opção perfeita para atuar com o seu processo de depósito de patente de maneira mais simples e ágil.

Entre em contato com nossa equipe e saiba sobre as patentes de invenção e todos os outros serviços oferecidos.

 

Posted in:
About the Author

Rubens Cleison Baptista

Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.