Registrar a marca é uma etapa muito importante no processo de criação de uma empresa. Porém, esse registro não deve ser realizado a qualquer momento, é necessário saber a hora certa de iniciar esse pedido.
O processo de registro de marca é negligenciado pela maioria das empresas que estão começando a atuar. Isso porque é necessário investir tempo e dinheiro para realizar o pedido de registro, o que é difícil no início de uma empresa.
Por outro lado, deixar de registrar a marca pode trazer problemas muito grandes que inclusive vão atrapalhar o desenvolvimento da sua empresa. Então, invista do jeito certo e realize o registro de marca da forma correta.
Defina o nome da marca
Muitas pessoas acreditam que registrar a marca é uma etapa do processo de registro do CNPJ. Isso não é verdade, esses dois processos acontecem de maneira independente e em momentos diferentes da abertura de uma empresa.
O CNPJ é o registro oficial de uma empresa e precisa ser realizado para que a empresa seja legalizada e possa funcionar. Já o registro de marca é necessário para evitar problemas de plágio no futuro.
Ou seja, não é necessário ter o registro de marca para solicitar o CNPJ e nem o contrário. Mas definir o nome da sua empresa é importante para registrar a marca, o quanto antes. Esse nome pode ser definido entre os donos do empreendimento ou com ajuda de profissionais.
Veja se o nome está disponível para registro
Depois que o nome é definido, o próximo passo é verificar se ele está disponível para ser usado. Isso porque existe um banco de dados onde todos os registros de marca ficam armazenados.
Assim, sempre que uma pesquisa é feita aparecem todos os resultados de nomes próximos que já foram registrados. Esse processo evita que uma pessoa inicie o registro de marca com um nome já usado por outra empresa.
Além de não ser permitido usar o mesmo nome em empresas de um mesmo nicho, também existem algumas restrições contra termos muito parecidos. Então, fique atento durante sua pesquisa para não ter problema quando for registrar a marca.
Contrate um profissional para registrar a marca
Registrar a marca de uma empresa pode ser mais complexo do que parece. Por isso, o ideal é procurar ajuda de um profissional que tenha experiência nesse tipo de serviço.
Esse profissional vai te ajudar na pesquisa do nome, definir se algum termo parecido será permitido e até mesmo quando é o melhor momento para realizar o registro da marca.
Além disso, ele acompanha todo o processo para garantir que não haja nenhum problema durante a análise.
Isso porque ao longo do processo para registrar a marca os responsáveis podem pedir o envio de documentos extras ou questionar alguma etapa da solicitação. Apresentar uma resposta rápida e bem elaborada vai agilizar sua resposta e aumentar as chances de êxito no processo.
A São Paulo Marcas e Patentes é uma empresa com vasta experiência em registro de marcas e todos os assuntos relacionados a patentes.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre como registrar a marca.