Registro de marca arquivado: o que é e como fazer nesse caso

  1. registro de marca arquivado

Se você iniciou o processo de registro de nome de empresa e se deparou com o status de “registro de marca arquivado”, nós vamos te mostrar o passo a passo para resolver essa situação.

Durante o registro de uma marca diversos impedimentos podem surgir. Na maioria das vezes, eles são rápidos e resolvidos de maneira simples. Porém, para isso, é necessário reconhecer o problema e saber como agir em cada situação.

É comum que o status de registro de marca arquivado seja confundido com registro de marca concedido.

Entenda que eles são respostas bem diferentes. Dessa forma, se não houver procura para resolver a questão, seu pedido não será resolvido.

O que é registro de marca arquivado

O registro de marca arquivado significa que o processo de concessão foi paralisado. Isso pode acontecer por vários motivos e cada um será solucionado de uma maneira diferente.

O motivo mais comum é falta de comunicação, ou seja, o instituto tenta contato com o empresário e não consegue. Durante o processo de liberação o INPI pode realizar algumas solicitações que precisam ser atendidas para a finalização do pedido.

Além disso, a falta de documentação ou não cumprimento de prazos para entrega desses documentos também podem causar o arquivamento do registro de marca.

Para completar, você pode ter sua marca arquivada caso alguém se oponha ao nome ou entre com uma ação legal contra o seu pedido.

Apesar de serem problemas que vão impedir o seu registro de ser concretizado, você pode solucionar essas questões.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar com seu registro de marca arquivado.

O que fazer em caso de registro de marca arquivado

A primeira coisa a ser feita é pesquisar para entender o status do seu pedido. Depois de confirmar que se trata de um caso de arquivamento do registro de marca, você deve entender o motivo do arquivamento.

Pesquise no site do INPI a justificativa para o arquivamento do registro de marca. Caso a paralisação do processo tenha sido feita por falta de pagamento, basta acertar as taxas. Depois do pagamento, o registro de marca é retomado.

Mas, se o arquivamento for devido à falta de documentação, você vai precisar apresentar todos os documentos faltantes e esperar uma nova análise.

E se o caso for referente a questionamento de terceiros, você vai precisar aguardar a resposta da justiça para dar andamento no processo.

Em todo caso, é indispensável manter seus dados atualizados. Além disso, procure acessar sempre a página do INPI para analisar o andamento do processo.

Contrate uma equipe especializada

Apesar das dicas apresentadas acima parecerem simples, pode ser complicado saber qual a documentação faltante. Bem como, saber quais taxas devem ser pagas ou como acompanhar o pedido.

Por isso, o recomendado é contratar uma equipe especializada para realizar o registro de marca. Dessa forma você fica tranquilo e seguro durante todo o processo pois os profissionais sabem como agir em todos os casos.

A São Paulo Marcas e Patentes é a melhor opção para quem está com registro de marca arquivado. Com nossa equipe de especialistas vamos te ajudar a solucionar o problema com muito mais agilidade.

Entre em contato com nossos profissionais e saiba o que fazer em casos de arquivamento de registro de marca ou outros problemas.

 

Posted in:
About the Author

Rubens Cleison Baptista

Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.