Saiba quais são os tipos de registro de marca e suas funções

  1. tipos de registro de marca

Conhecer os diferentes tipos de registro de marca contribui para que possa realizar o processo de forma assertiva. Uma vez que, cada tipo de registro tem uma proposta para proteger a forma como a marca se apresenta ao mercado.

Nós trouxemos detalhes sobre quais são os tipos de registro de marca disponíveis para seu negócio. De modo que, possa solicitar o tipo adequado para a sua proteção. Confira todos os detalhes a seguir e esclareça suas dúvidas.

Quais são os tipos de registro de marca?

Existem diferentes tipos de registro de marca disponibilizados pelo INPI. Cada um deles tem um objetivo em termos de proteção, de acordo com a forma como a marca se apresenta ao mercado. Compreenda os detalhes a seguir:

1. Nominativa

Uma marca nominativa é aquela composta por combinações de letras e números, palavras ou neologismos, sem elementos visuais ou estilizações. A marca “Google” é um exemplo de marca nominativa, que é mundialmente reconhecida. Trata-se de uma marca que é reconhecida pelo nome, sem a necessidade de um símbolo gráfico.

2. Figurativa

Com uso de elementos visuais, ideogramas, símbolos ou desenhos, a marca figurativa se destaca pela representação gráfica. Como é o caso da Nike, por exemplo.

3. Mista

A marca mista é aquela que combina palavras e elementos visuais, criando uma identidade que une texto e design da marca. Como é o caso de marcas como a Adidas, que tem o nome e símbolo estilizado.

É preciso escolher o tipo de registro de marca adequado para iniciar o processo

A forma como a marca se apresenta ao mercado precisa ser analisada para que se escolha entre os tipos de registro de marca qual é o mais adequado. Uma vez que, é necessário juntar toda a documentação e realizar o processo corretamente junto ao INPI.

É necessário ter o auxílio de um profissional qualificado para que possa analisar entre os tipos de registro de marca qual é a opção ideal.

Dessa forma, é possível proteger a marca como um todo e não apenas seu nome ou seu símbolo. O que faz com que seja possível evitar cópias diretas.

Aspecto que faz toda a diferença para que possa evitar problemas com concorrência desleal. Afinal, resguardar a marca é fundamental para que possa se posicionar no mercado.

Toda empresa precisa investir em divulgação para que mais pessoas conheçam sua marca. Diante disso, é fundamental que esse ativo esteja juridicamente resguardado pelo INPI.

Tenha especialistas auxiliando no registro de marca

Além de saber quais são os tipos de registro de marca, é preciso também ter auxílio especializado durante o processo.

Os profissionais qualificados são fundamentais para auxiliar a cumprir todas as etapas do processo junto ao INPI. Afinal, é preciso reunir documentos, comprovar que a marca foi criada para o seu negócio e apresentar toda a comprovação solicitada.

Com equipe qualificada e especializada, a São Paulo Marcas e Patentes te auxilia a realizar o registro de marca.

Entre em contato conosco e obtenha um orçamento para que tenha suporte em todo o processo de registro de marca.

 

Posted in:
About the Author

Rubens Cleison Baptista

Rubens Cleison Baptista é advogado formado na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, Agente da Propriedade Industrial, Jornalista, atua como Sócio Diretor na São Paulo Marcas e Patentes.