Você sabe o que é concorrência desleal? Apesar deste ser um problema muito frequente em todos os ramos, a maioria das pessoas não sabem do que se trata.
Em qualquer ramo do comércio e da indústria existe concorrência e isso é normal e saudável. Porém, em alguns casos, os meios utilizados são considerados ilícitos. Ou seja, atos que ferem a lei com estratégias desleais.
Isso porque extrapolam os limites impostos por lei para se destacar diante de outras empresas. Claro que qualquer marca pode anunciar seus produtos e serviços como sendo a melhor opção do mercado. Inclusive é permitido destacar suas vantagens sobre outros produtos.
Contudo, não é permitido enganar o consumidor para conseguir atrair a clientela de um concorrente. Ainda está difícil de entender? Nós vamos te explicar melhor o que é concorrência desleal e como se proteger dessa prática.
O que é concorrência desleal
A concorrência desleal é o termo utilizado para descrever ações desonestas com o objetivo de afetar a imagem de uma empresa concorrente ou ainda atrair a clientela dessa empresa com mentiras.
Por exemplo, criar um nome muito parecido com o de outra empresa em um mesmo nicho de atendimento. Ou ainda utilizar cores, logo, música e slogan semelhantes ao do concorrente.
Além disso, é considerado crime de concorrência desleal difamar uma empresa ou seu produto sem provas, apenas com o objetivo de reduzir suas vendas.
Todas essas práticas listadas são consideradas concorrência desleal e podem ser combatidas pela justiça e gerar multas altas.
Esse tipo de conduta não apenas gera prejuízo para a empresa que sofre a difamação como para todo o mercado. Além disso, atrapalha o consumidor na sua tomada de decisão sobre qual a melhor opção para a sua necessidade.
Praticar concorrência desleal ainda gera multas e indenizações altas que podem atrapalhar o desenvolvimento da sua marca. Por isso, não é recomendado usar esse tipo de estratégia em nenhuma situação.
Assim, é importante não conhecer o assunto para não praticar tais atos e saber como defender sua empresa caso alguém cometa um crime de concorrência desleal.
Como prevenir a concorrência desleal
O cuidado com a esse tipo de ação é importante para proteger concorrentes e consumidores.
A primeira atitude para prevenir a concorrência desleal é conhecer tudo sobre esse crime, no site do Governo Federal é possível encontrar mais informações sobre o assunto.
Além disso, é recomendado juntar todas as provas regadas pela empresa concorrente e procurar ajuda especializada. O profissional vai te instruir de maneira assertiva se aquele é ou não um caso de concorrência desleal.
A partir dessas informações você poderá acionar a justiça para que a empresa concorrente seja punida. Todo esse processo exige conhecimento e estratégias, então procure especialistas em casos do mesmo tipo.
A São Paulo Marcas e Patentes é especialista em casos de concorrência desleal e vai te auxiliar em todas as etapas do processo.
Entre em contato e converse com um dos nossos profissionais para entender mais sobre o assunto.