Muitas pessoas ainda não sabem, mas a proteção de marcas e patentes é extremamente importante.
Proteger marcas e patentes é registrar suas criações em cartórios específicos para garantir que elas sejam suas. Ou seja, tudo que for desenvolvido por você pode se tornar uma coisa exclusiva.
Como, por exemplo, ao criar um novo produto ou desenvolver uma técnica inovadora. Bem como, em criações intangíveis, músicas, livros, logos, slogan, a patente impede que outras pessoas reivindiquem o uso dessas criações.
Os motivos para a proteção de marcas e patentes são muitos, nós separamos alguns para te mostrar mais sobre o tema.
Evitar cópias
Quando um produto ou criação de qualquer tipo é registrada, ela fica protegida contra cópias. Claro que nem sempre isso será respeitado. Porém, você poderá reivindicar os direitos sobre o produto pela lei de proteção de marcas e patentes.
Dessa forma, o responsável por copiar sua obra vai precisar arcar com custos pelo uso indevido e ainda lidar com um processo judicial. Esse tipo de ação inibe a cópia de obras registradas.
E não são apenas cópias idênticas que são punidas. Nomes muito parecidos ou logos que fazem analogias a outras empresas também podem sofrer caso a cópia fique comprovada.
Assim, a empresa e seus produtos se destacam em meio aos concorrentes. Tudo sem o risco de ser confundida com cópias similares.
Promover receita
A criação de obras e produtos permite que a empresa ganhe dinheiro através do uso legal dessas criações. Quem deseja usar a imagem, música, técnica ou ainda produto deve solicitar autorização.
Normalmente, essa autorização é feita mediante pagamento pelo uso ou ainda uma parte dos ganhos de acordo com o uso do produto.
Assim, o desenvolvedor tem na proteção de marcas e patentes uma maneira de gerar receita para a empresa com a divulgação do produto ou obra.
Com o registro da marca você ainda pode criar franquias, licenciar a marca e tornar a visibilidade e alcance da empresa muito maior.
Mais credibilidade
Empresas registradas possuem a proteção de marcas e patentes que garante o registro único de nome e logo. Mas essas empresas também possuem o direito de utilizar um símbolo único que indica que aquela é uma marca registrada.
A presença deste símbolo ao lado do nome da empresa gera muito mais credibilidade para o negócio. Afinal, o cliente tem a certeza de que aquela é uma empresa legítima e que se preocupa com as legalidades do negócio.
Essa é uma maneira de se destacar entre os concorrentes. Bem como, ter mais autoridade no ramo apenas pela garantia de registro.
Como manter a proteção de marcas e patentes
Como falamos, para a proteção de marcas e patentes é essencial fazer o registro de todas as criações inovadoras. Sejam elas, nomes, frases, logos, produtos ou técnicas. Assim fica mais fácil reivindicar o uso exclusivo das patentes.
Para garantir que todo o processo de registro e de proteção de marcas e patentes seja realizado corretamente e de maneira mais simples, é ideal procurar o auxílio de profissionais experientes.
A São Paulo Marcas e Patentes é especializada em assessoria tanto para registro quanto para proteção de marcas e patentes.
Entre em contato com nossos profissionais e conheça mais sobre nossos serviços oferecidos.